Parceria na Arte Terapia

Em nossa busca por oferecer  um olhar humanista aos pacientes da clínica de odontologia e prótese, foi criado o Envelhecer Sorrindo da Faculdade de Odontologia da USP, com um espaço em que profissionais da psicologia ou das artes interagem com a população que aguarda pelo seu atendimento odontológico.
É na sala de espera que acontecem encontros surpreendentes.
A interação das pessoas atendidas e do arte terapeuta acontece  através de várias linguagens, como das artes cênicas ou das artes plásticas, ou ainda do artesanato, do bordado, também de dinâmicas de grupo ou diretamente da conversa  manejada pelo terapeuta.
Nesse momento gostaria de introduzir nosso parceiro. Ele nasceu há 84 anos em Villa Nueva de los Enfantes, na Espanha. Passou parte da infância em La Mancha, na mesma casa histórica em que Cervantes, o famoso escritor espanhol escreveu um capítulo de Don Quixote de La Mancha.
Com um magnífico talento para o desenho, percebido por seu professor ainda na infância, em Salamanca, sr. Angel Martinez revelou um traço primoroso em centenas de retratos  e desenvolveu sua carreira de pintor e artista plástico, perseguindo os ideais estéticos clássicos gregos. Viveu em Tanger, no Marrocos, antes de vir ao Brasil. Aqui, empregou seu repertório, já bem desenvolvido, na atividade publicitária até criar sua própria escola de desenho: A Escola Clássica de Artes, em São Paulo. Sua escola teve o reconhecimento de personalidades conhecidas, entre elas o querido diretor do Museu de Arte de São Paulo, prof.  Pietro Maria Bardi, já falecido assim como do sr Assis Chateaubriand, fundador do mesmo MASP.
Chegou até nós aqui no Envelhecer Sorrindo da faculdade de Odontologia da USP com a expectativa de ocupar-se. Mais do que isso: retomar aquilo que lhe deu tanto significado à vida: a arte do desenho e da pintura.
Como ele próprio relata, foi com sua arte que se projetou socialmente. Revela  com satisfação ter desenvolvido seus recursos, adquirido sua casa e conseguido contribuir ainda hoje com seus familiares mais jovens.
Sua escola que lhe deu tantos frutos e da qual muito se orgulha, encerrou suas atividades quando sr Angel sentiu que já não podia sozinho continuar a realizar toda atividade que o empreendimento demandava.
Então ele nos interroga: “não seria agora a hora de usar meu tempo e meu dinheiro como eu quiser, sem ter compromissos de tempo e de responsabilidades com outros que não apenas com meu desejo?”.  Sim a pergunta está valendo: como se entregar à criatividade e à arte na velhice?
E eu pergunto: Como fazer a sociedade perceber que apesar de estarmos mais velhos continuamos com lucidez, energia e conhecimento para compartilhá-los?
Qual o lugar que nossa cultura está criando para nossa velhice saudável?
Dentre esses sonhos, no caso de sr Angel Martinez talvez o mais almejado esteja envolvido com o carinho especial que sente pelo seu neto Caio, a quem gostaria de também transmitir a arte de pintar.
Sr.  Martinez, como gosta de ser chamado, veio contribuir com nossa sala de espera e arte terapia, transmitindo um pouco do seu grande conhecimento de arte. Para a alegria de muitos de nossos pacientes essa é a primeira vez  que tiveram a oportunidade de aprender conceitos de arte e manipular lápis de cor, tintas e pincéis acompanhados de um artista e professor de artes. Pelas mãos do sr Martinez fomos apresentados ao  “círculo cromático”e à redescoberta deliciosa das misturas de cores e seus efeitos.  Não é nosso propósito ser uma escola de artes, porém brincar com as cores, colorir figuras, explorar as tintas, mostraram ser oportunidades especiais para ampliar o olhar e o gesto  de cada um, em atividades muito agradáveis, que favorecem a concentração, a criatividade e a expressão individual.
Ganhamos um parceiro idoso e nessa parceria todos saímos ganhando.
Estamos agora envolvidos com os preparativos da próxima Jornada de Estudos sobre a Saúde Bucal, que acontecerá em 29 de novembro próximo na FAU e estamos com a mão na massa junto com  sr. Angel Martinez : cartazes dos velhinhos queridos, que caracterizam o logo da OnG, estão sendo pintados em conjunto, pacientes e profissionais, com a contribuição e talento de nosso artista- parceiro e estarão decorando nosso evento!!


Até lá!!
Mary Gelman
Psicoterapeuta
São Paulo , 20 de novembro  2011

You are here