Perguntas e Respostas

Porque devo repor meus dentes perdidos?

Os dentes estão relacionados à nossa alimentação, facilitando o processo de digestão. À medida que mastigamos diminuímos o tamanho das partículas do alimento que junto com a saliva formam o bolo alimentar. Os dentes são dispostos de uma maneira estratégica para efetuar o corte(caso dos dentes da frente) e trituração (dentes de trás), à medida que perdemos algum elemento diminuímos a capacidade de trituração do alimento chegando até a engolir o alimento no tamanho que estiver. Isto irá sobrecarregar os outros elementos responsáveis pela digestão, estômago e intestino.Desta forma é importante ao perder um elemento dentário repor através de próteses.

 

Existe a real importância em colocar prótese em paciente idoso?

O processo de mastigação é fundamental para a recuperação da energia gasta durante o dia, assim esta energia advém dos alimentos. Quando envelhecemos perdemos parte da força muscular e, consequentemente de mastigar efetivamente e triturar os alimentos. Agora imagem uma pessoa sem dentes, os alimentos deverão ser ingerido em pedaços grandes ou passará o idoso a comer apenas alimentos pastosos o que acaba por aumentar os desequilíbrios dos metabólitos necessários ao organismo.

 

Posso somente usar a prótese superior?

Muitas pessoas acabam por usar apenas a prótese de cima (superior) porém não querem confeccionar a inferior por acharem difícil adaptação, perdendo o fator mais importante de se colocar prótese, que é a mastigação, ou ainda, o fazem sem a prótese inferior o que fará com que os alimentos sejam direcionados diretamente aos tecidos gengivais e ósseos na parte inferior, gerando um aumento de desgaste do osso e às vezes impossibilitando o uso de implantes.

 

Quais os problemas que terei para fazer a prótese?

A confecção de próteses requer uma série de procedimentos e moldagens para se chegar a réplica perfeita da boca com seus tecidos. Esta etapa finalizada os modelos são encaminhados ao Técnico de Prótese Dentária com orientação do Cirurgião dentista para confeccionar. Após esta etapa serão feitas provas de cada fase até a montagem dos dentes que deverão ser concordada pelo dentista e paciente antes da finalização da etapa de confecção da prótese. Após finalizar a confecção da prótese vem a parte mais importante que ajustá-la à boca aos movimentos de fala, mastigação e deglutição, passo este que depende muito do tipo de prótese, de osso que sobrou e a justeza da prótese na boca. O auxílio de uma fonoauditerapeuta e fisioterapeuta aceleram o processo de adaptação da nova prótese.

 

Quanto tempo deve machucar a prótese até “calejar”?

Na verdade a prótese depende do tipo de tecido e do tempo em que usa prótese ou que não usou a prótese pois a bochecha e a língua ocupam o espaço das perdas dentárias. Assim depois de instalar a prótese a primeira coisa a ser ajustado são os locais que estiverem machucando pois pode ter havia alterações durante o processo de construção da prótese. Somente depois do paciente conseguir usar a prótese sem machucar, e somente neste momento, é que o dentista começa a ajustar a mastigação.

 

Porque demora a confecção da prótese?

Na verdade são os passos necessários a construção da prótese, moldagem do tecido de uma maneira inicial e depois de uma maneira funcional após isto é confeccionado bases para serem marcados movimentos do lábio, linha mediana, para serem montados os dentes artificiais. Estes são provados quanto a sua forma, cor e posicionamento na boca, momento crítico em que o paciente precisa gastar tempo para verificar se está de acordo pois após esta fase é sempre difícil a troca. Feitas as provas e estando de acordo volta ao protético para polimerizar a resina e finalizar a prótese. Por estes passos é que acaba demorando em finalizar uma prótese e quanto mais se gasta de tempo para fazer acertos menores a possibilidade de ter de mexer na prótese após a instalação.

 

Posso fazer implante para repor meus dentes?

Todas as técnicas utilizadas na substituição dos dentes perdidos ou condenados servem para repor a função mastigatória e estética, auxiliando ainda na fala e deglutição.

 

Que tipo de prótese pode fazer para repor meus dentes?

Quando perdemos alguma estrutura do dente natural por cárie ou fratura esta deve ser reposta com restaurações diretas, feitas diretamente no dente. Quando esta perda chega a ter de extrair(arrancar) o dente então o Dentista tem de avaliar a necessidade de reposição desta perda. Na maioria das vezes existe a real necessidade de reposição e ela pode ser feita com próteses fixas, onde são usados geralmente dentes pilares e fixado nestes dentes um elemento suspenso. Temos ainda a colocação de implantes no tecido ósseo onde houve a perda dentária e construção de uma coroa no local da ausência e finalmente podemos utilizar de uma prótese removível que é assentada na boca com um mínimo de desgaste dos dentes.

 

Como devo higienizar minha prótese?

Cuidados simples podem manter a saúde bucal: higiene bucal e nutrição.
A escova dental, o creme dental com fluor e o fio dental quando utilizados corretamente são essenciais para a saúde bucal.
É muito importante também uma alimentação equilibrada com baixa ingestão de açucares pois estes causam cáries e favorecem o crescimento de fungos e bacterias.
Escovação: deve ser realizada com escova de cerdas macias posicionada entre o dente e a gengiva, inclinada, com movimentos vibratorios ou circulares, dente por dente, em todas as superficies, de modo que toda placa seja removida.
Fio dental: depois da escovação usar o fio dental entre os dentes, fazendo movimentos verticais tomando  cuidado para não machucar a papilla interdental. O fio dental é tão importante quanto a escovação poise le garante a remoção dos detritos que a escova nao consegue remover. Sabe-se que o uso do fio dental e da escova juntos removem 25% mais placa do que o uso isolado da escova apenas.
Lingua: a lingua tambem deve ser escovada para impedir que microrganismos cresçam em decorrencia dessa camada depositada sobre ela.
Pessoas desdentadas: a mucosa das pessoas desdentadas precisa ser higienizada depois de cada refeição e antes de dormir, com uma escova macia tanto para remover restos de alimentos como para estimular a irrigação sanguinea, que preservará o suporte ósseo.
Próteses totais (dentaduras) e Próteses parciais removiveis (pontes movies): devem ser escovadas com escovas idealizadas para esse fim. A higienização deve ser realizada após cada refeição e também antes de dormir porque a placa bacteriana e o tartaro se formam também sobre as próteses. E as consequencias serão o mal halito e a candidiase.
Dormir ou não dormir com as proteses? Eis a questão…
A maioria das pessoas prefere dormir com as próteses. Isso é possivel desde que as próteses estejam devidamente higienizadas e proporcionem conforto a fim de não estimular a realização de hábitos parafuncionais, como rangidos.
Periodicamente faça uma higienização mais rigorosa de suas proteses. O Corega tabs é um excelente coadjuvante para situações desse tipo.
Mesmo que suas próteses não tenham ainda provocado nenhum dano é conveniente substituí-la a cada 5 (cinco) anos. Isso porque os dentes artificiais se desgastam e o osso que sustenta as próteses também sofre reabsorção.
Próteses fixas: as pessoas que usam próteses fixas  (coroas, jaquetas) devem ter cuidado redobrado pois a limpeza dos espaços entre os dentes é mais difícil. Existem escovas interdentais e passadores de fio para auxiliar na higienização.
Flúor: atua prevenindo e impedindo o avanço da carie nos estágios iniciais. O Flúor está presente em cremes dentais e em soluções para bochechos, que devem ser utilizados com alguns cuidados em crianças.

 

Quanto tempo dura uma prótese? E porque devo fazer uma nova?

Depende do tipo de prótese que é executada e do material utilizado em sua construção:
Se for uma estrutura metálica ela deve durar pelo menos 5 anos em médias, dependendo das condições da boca do paciente.
Se for prótese total ela dura de dois a cinco anos quando então deverá ser trocada por uma nova.
Se for de cerâmica esta deve durar o quanto os dentes utilizados como base resistirem às forças mastigatória.

 

Posso escolher os dentes para minha prótese?

No caso de Prótese total e removível serão colocados dentes artificiais que são comprados prontos e tem diversos tipos cores e resistências, consulte seu dentista que ele poderá explicar quais os existentes no mercado local.
Já no caso de Próteses Fixas será aplicado cerâmica ou resina e estas você junto com o dentista irão escolher a cor melhor com sua pele, face e forma de boca.

 

Tomo vários remédios e fico com a boca seca. O que fazer?

Muitos medicamentos têm como efeito colateral a xerostomia, isto é, a boca seca. Esta secura da boca pode trazer transtornos aos usuários de prótese pois assim a estrutura rígida da prótese irá estar apoiada em tecido mole sem a lubrificação da saliva podendo produzir lesões que dificultam o uso da prótese, a mastigação e fala. Para estes casos podemos lançar mão de saliva artificial, vendida em geral nas farmácias, que compensa a falta de saliva.

 

Posso usar fixadores todo dia?

Antigamente o uso de fixadores, era considerado pelos dentistas como sinal de falha no processo de construção da prótese, porém com a evolução das pesquisas é fundamental entender que os fixadores podem dar ao paciente mais segurança em falar, e mastigar melhorando as condições diárias do paciente. Além disto, ainda impede a penetração de restos alimentares por sob a prótese evitando pequenas lesões que às vezes podem interferir no perfeito assentamento da prótese.

 

end faq

You are here