ATTPA - Uma nova proposta

A Arteterapia: uma nova proposta da psiquiatria atual. Observamos, atualmente, um avanço importante da ciência. A medicina  evolui a passos largos no combate à dor. A Psiquiatria, área da medicina que considera o ser humano em sua totalidade (corpo – mente – ser em relação), busca novos caminhos. Entre eles a ARTETERAPIA tem-se destacado, com resultados surpreendentes. Trata –se de uma psicoterapia que usa a expressão artística para a comunicação, (as terapias tradicionais utilizam a palavra). Dessa maneira é possível usar a criatividade para explorar conflitos, reconhecer problemas, desenvolver possibilidades, facilitando uma melhor estruturação da personalidade. Esse processo, num ateliê terapêutico, acontece de maneira criativa, informal, lúdica, gratificante e agradável. Mostra-se extremamente eficaz como coadjuvante no atendimento clínico-medicamentoso de pacientes psiquiátricos.
Nesse tipo de terapia a pessoa descobre a ARTE e descobre-se na ARTE. Através das possibilidades dos materiais e de suas peculiaridades, percebe sua capacidade de conhecê-los, manipula-los e usa-los de forma própria, obedecendo, contudo, ao limite de cada um.
Percebe-se capaz de produzir, verifica seu poder de criação e de contato com seu interior, explorando sentimentos e sensações adormecidas - “concretiza” tudo isso em materiais, transforma-os em quadros, esculturas, poesias...
Existindo de forma criativa, dá-se a conhecer a olhares mais sensíveis.

Rita C. R. Ferreira – São Paulo - 2000

You are here