Resolução de perda dentária anterior com prótese flexível

Autores:
Roberto Chaib Stegun*
Paulo Sergio Moreira**
Guacyra Machado Lisboa***

*Professor Doutor da Disciplina de Prótese Removível da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - SP
**CD responsável pelo Centro de Atendimento do Nordeste - Ident
*** Mestranda do curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas

Dr. Roberto Chaib Stegun
Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia
Avenida Professor Lineu Prestes, 2227 - Cidade Universitária
São Paulo – SP - Brasil
CEP: 05508-000
Telefone: (11) 3091-7885
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo
A preservação do espaço deixado pela perda precoce de elementos dentais é um fator preponderante na manutenção do sistema estomatognático e das funções mastigatória, fonética e estética. Várias técnicas são indicadas para tal manutenção, que deve ser feita sem que haja interferência no crescimento e desenvolvimento das estruturas bucais, o que pode limitar as técnicas existentes. Assim, às próteses flexíveis passam a ser mais uma alternativa para solução destes episódios. Os autores apresentam um caso clínico de perda dentária por avulsão de um dente permanente, solucionado com a instalação de uma prótese termoplástica (Flexite®, São Paulo, Brasil) para preservar o espaço, a função mastigatória e recuperar a estética e auto-estima do paciente.
Palavras-chave
Prótese removível - mantenedor de espaço - perda dentária
Relevância Clínica
O caso revela uma modalidade de mantenedor de espaço em material termoplástico usado atualmente, mantendo a estética, a função e preservando as condições de desenvolvimento e crescimento da criança.
Introdução
As perdas dentais sempre causam preocupação ao cirurgião-dentista, devido à necessidade de reposição desses elementos, cujo intuito é manter o equilíbrio oclusal dinâmico e as funções de mastigação, fonética e estética dos pacientes, principalmente quando esta perda envolve os dentes anteriores4,7,8,12. Diversos autores consideram essa situação como fator de má oclusão2,5,9,11,13,15.
As lesões dentárias, decorrentes de traumatismos, geralmente afetam um ou dois dentes, sendo que e os incisivos superiores são os mais freqüentemente atingidos5,9,13. As causas mais associadas ao trauma são: quedas no aprendizado ao andar, correr e colisões acidentais16.
Em crianças e adolescentes, as condições que afetam a estética influenciam no desenvolvimento da personalidade e podem até contribuir para um comportamento anti-social14. Por isso, o restabelecimento desses aspectos pode levar a uma grande satisfação por parte do paciente, fazendo com que o mesmo se reintegre ao ambiente social3,6.
Na região anterior, os mantenedores de espaço estão indicados principalmente para favorecer a estética, a deglutição e evitar hábitos, como interposição de língua1,9,10.
A utilização desses dispositivos está indicada, especialmente quando a criança perde os incisivos precocemente e estiver começando a desenvolver a fala, pois muitos sons são produzidos quando a língua toca a papila palatina, podendo ocorrer nesse momento as compensações fonéticas pela ausência dos dentes13.
O tipo de aparelho é selecionado em função do paciente, do grau de cooperação, higiene bucal, desejo da criança e dos pais14.
Atualmente, dentro dos recursos disponíveis para o cirurgião- dentista, existe um material confeccionado em poliamida (Flexite®, São Paulo, Brasil) que reproduz um sistema semelhante às próteses removíveis convencionais. Este material permite o crescimento ósseo do paciente devido a sua flexibilidade, pois, com o crescimento e uso de próteses rígidas, poderiam ocorrer alterações quanto a sua justaposição/adaptação, ou ainda, compressão dos tecidos gerando inflamação gengival e incômodo. Ao se instalar uma prótese com esse material, não ocorreria o travamento deste crescimento, desde que mantido o controle clínico pelo cirurgião-dentista.
Relato do caso
Paciente de 10 anos, sexo masculino, compareceu ao serviço odontológico de urgência após acidente em piscina, com avulsão do incisivo central superior esquerdo que não foi reimplantado, pois não foi encontrado. Além disso, houve fratura do incisivo central superior direito e abalo do incisivo lateral superior esquerdo. Foi realizada a radiografia da região, bem como os procedimentos de sutura e prescrição medicamento. Após 10 dias, o caso foi reavaliado e feito a remoção da sutura.


Figura 1 – Imagem da região com ausência dentária


Figura 2 – Radiografia do local

Depois de 17 dias, foi feita nova radiografia da região e restauração no dente 11 com resina fotoativada. Um mês após o acidente foi colocado um dispositivo fixo que serviu de mantenedor de espaço e restaurador da estética, devolvendo a auto-estima do paciente.


Figura 3 – Mantenedor de espaço inicial

Decorrido mais um mês, a peça deslocou-se da área onde foi fixada, provavelmente pela pressão exercida pelo lábio, língua e ao movimento de alavanca produzido no corte de alimentos durante a mastigação. A partir desta situação foi planejada a confecção de uma prótese flexível (termoplástica) para que os requisitos funcionais e estéticos fossem preenchidos.
Para tanto, foi realizada a moldagem, a escolha da cor do dente e o delineamento do modelo para que fosse enviado ao laboratório de prótese (Flexite®, São Paulo, Brasil), onde a mesma foi confeccionada com material termoplástico flexiplus (Flexite®, São Paulo, Brasil).

Figura 4 – Escolha de cor


Figura 5 – Modelo delineado


Figura 6 – Prótese termoplástica em posição no modelo



A prótese foi instalada no paciente e os ajustes oclusais e fisiológicos necessários realizados. Controles posteriores foram feitos com 30 dias e 8 meses, constatando a manutenção da higiene, tanto na peça protética, quanto nos dentes permanentes. Não foi verificada inflamação nos tecidos periodontais (figura 9.1) e o paciente se mostrou muito satisfeito.


Figura 7 – Prótese instalada


Figura 8 – Vista oclusal na instalação


Figura 9.1 – 8 meses após instalação


Figura 9.2 – 8 meses após instalação


Figura 9.3 – 8 meses após instalação



Discussão
A perda de elementos dentais permanentes em idade precoce é um problema a ser resolvido, em função de todo um sistema que perderá o equilíbrio devido à movimentação dos dentes e ao crescimento ósseo, podendo deixar seqüelas físicas e psicológicas, em virtude da perda da estética. A reposição deve sempre ser acompanhada pelo cirurgião-dentista para que não haja perda óssea e alterações na configuração anatômica da boca, o que poderia causar desequilíbrios oclusais e funcionais.
Existem muitos mecanismos disponíveis para tal reposição, mas deve-se considerar que a fase em que ao paciente se encontra requer que seu crescimento e desenvolvimento ósseo não sejam estabilizados por tais técnicas. Nesse sentido, uma prótese flexível permite que o crescimento da criança ocorra, além de devolver a estética funcional adequada, até a solução definitiva do caso. Na medida em que esse desenvolvimento acontece, esta prótese poderá ser ajustada ou trocada até que o paciente possa receber um tratamento definitivo.
Conclusão
No caso de perda de elementos permanentes em jovens que ainda estão na fase de crescimento, a prótese termoplástica (Flexite®, São Paulo, Brasil) é uma opção viável e que proporciona uma condição satisfatória para a resolução de casos clínicos, semelhantes ao descrito neste trabalho. Além disso, essa prótese permite uma liberdade de crescimento ósseo sem causar fixação da posição dos dentes permanentes, desde que mantido o monitoramento pelos responsáveis pela criança e o cirurgião-dentista.

Referências

1.    Abraão J, Guedes-Pinto AC. Técnica Ortodôntica. In: Guedes-Pinto AC. Odontopediatria. 5ª ed. São Paulo:Santos;1995:979-1006.

2.    Andreasen FM et al. Long-term survival of fragment bonding in the treatment of fractured crowns: a multicenter clinical study. Quintessence Int 1995;26(10):669-81.

3.    Christensen JR, Fields Jr HW. Space maintenance in the primary dentition. In: Pinkhan JR. Pediatric Dentistry: infancy through adolescence. 3ª ed. Philadelphia:Sauders Company;1999:385-92.

4.    Ferreira FV. Ortodontia: diagnóstico e planejamento clínico. 2a ed. São Paulo:Artes Médicas;2004:247.

5.    Imparato JCP et al. Dentística operatória. In: Guedes-Pinto AC. Reabilitação bucal em odontologia. São Paulo:Santos;1999:127-47.

6.    Kawashima Z, Pineda LFR. Replanting avulsed primary teeth. J Am Dent Assoc 1992;123(10):90-2.

7.    Kuramae M et al. Perdas precoce de dentes decíduos: etiologia, conseqüências e conduta clínica. J Bras Odontopediat Odontol Bebê 2001;4(21):411-18.

8.    Lino AP. Etiologia das maloclusões. In: Ortodontia Preventiva. 2ª ed. São Paulo:Artes Médicas;1994:31-56.

9.    Mendes WB, Bonfonte G. Fundamentos de estética em odontologia. 2ª ed. São Paulo:Santos;1996:7-18.

10.    Moss SJ, Maccaro H. Examination, evaluation and behavior managent following injury to primary incisors. NY States Dent J 1985;51(2):87-92.

11.    Müller de Araújo MC. Ortodontia para clínicos: programa pré-ortodôntico. 4a ed. São Paulo:Santos;1981:209-3.

12.    Pain S et al. Prótese fixa adesiva: uma opção de tratamento para perda precoce de incisivo decíduo. J Bras Odontopedriat Odontol Bebê 2001;3(13):189-94.

13.    Riekman GA, Elbadraury HE. Effect of premature loss primary maxillary incisiors on speech. Pediatr Dent 1985;7(2):119-22.

14.    Slack GL, Jones JM. Psicological effect of fractures incisors. Br Dent J 1955;99(6):386-88.

15.    Vigorito JW. Perdas precoces de dentes decíduos: mantenedores de espaço. In: Vigorito JW. Ortodontia clínica preventiva. 2a ed. São Paulo:Artes Médicas;1986:119-38.

16.    Walter LR et al. Traumatismos dentários na dentadura decídua. In: Odontologia para bebê. São Paulo:Artes Médicas;1997:154-81.


Resolution of anterior dental lost with flexible removable partial denture

Abstract

The control of the space created by the premature loss of a tooth is of paramount importance in maintaining functions of the stomatognatic system: mastication, phonetics and aesthetic. Several techniques are used for such maintenance but to do so without interfering with craniofacial development pose significant limitations to current resources. Therefore, flexible prosthesis became an interesting clinical option. The authors report the case of a child who had to remove a permanent tooth and received a thermoplastic prosthesis (Flexite®, São Paulo, Brasil) as a space maintainer and to reestablish mastigatory function, aesthetics and the self esteem of the patient, as controlled by 8 mouths.

Keywords
Removable partial denture - space maintenance - tooth avulsion

You are here