Nutrição

Com o processo de envelhecimento algumas mudanças fisiológicas podem ocorrer como: perda de apetite, diminuição da sensação de sede, perda dentária, dificuldade de mastigação / deglutição, redução da capacidade olfativa, tais alterações podem interferir no consumo alimentar.
Quando o idoso apresenta limitações para mastigar e engolir, a forma de preparo, a consistência, a textura, o tamanho dos alimentos e a quantidade que é levada à boca devem ser adaptados ao grau de limitação apresentado.
Cabe ao nutricionista orientar o idoso quanto às melhores escolhas alimentares neste processo adaptativo, além de auxiliar no planejamento das refeições de modo a favorecer o fornecimento adequado dos nutrientes e a manutenção do peso saudável, por meio de uma alimentação saudável.
Visando a orientação de uma alimentação balanceada e a adoção de um estilo de vida mais saudável o Ministério da Saúde desenvolveu 10 passos para uma alimentação saudável para pessoas com mais de 60 anos:

Passo 1: Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!
Passo 2: Inclua diariamente  6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho e trigo pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca/ macaxeira/ aipim, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
Passo 3: Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Passo 4: Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por sema­na. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
Passo 5: Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
Passo 6: Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
Passo 7: Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por semana.
Passo 8: Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
Passo 9: Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Passo 10: Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


Erika Christiane Toassa
Nutricionista (CRN 21272)

You are here