Envelhecer Sorrindo

Neste artigo abordaremos a importância da manutenção dos dentes dentro do processo de envelhecimento, mostrando o valor destes elementos branco que por historiadores foi confundido com hieróglifos de antigos e colocado com grande propriedade por Vinicius de Morais ao ser indagado sobre o que faria diferente se pudesse mudar alguma coisa, respondeu “não perderia meus dentes”.
Muito se tem falado e feito em prol da manutenção dos dentes e de suas funções principais que é mastigar. Muito antes do advento dos talheres o único meio de fazermos alimentação era a caça e utilizavam-se os dentes para aprisionar a presa e assim cortar-lhe pedaços para uma alimentação que demandava muito gasto de energia na busca e caça deste alimento. Então os dentes da frente eram utilizados muito para o corte inclusive de frutas, assim dispostos como se fosse uma faca. E os alimentos ingeridos eram triturados pelos dentes posteriores (de trás) num movimento entre os dentes superiores e inferiores de forma tal que eram reduzidos os tamanhos das partículas em pequenas porções o suficiente para serem engolidos.
Necessária para a manutenção do corpo humano este alimento foi sendo modificado, ao longo dos séculos, tanto o tipo como a forma de busca, passando para os dias atuais como feita indo até uma feira livre, supermercado ou lanchonete e restaurante próximos ao nosso lar. Esta mudança de habito trouxe consigo uma influência muito grande na forma de ver a boca e dentes.
Esta mudança é notada na maneira de confecção dos alimentos atualmente e na quantidade de produtos incorporados com agrotóxicos e químicos para a rápida produção e tamanho. Esta necessidade se deveu ao fato do medo dos povos mais antigos de haver escassez de alimentos para a população que crescia vertiginosamente. Então com o aumento da produtividade veio a influência da globalização de todos estes produtos ao redor do mundo podendo ter em qualquer país alimentos de outras áreas do planeta.
Voltemos aos dentes, o que acontece que este novo perfil de alimentos? Bem o fato de podermos cozinhar os alimentos e termos pedaços já cortados, duas funções básicas foram se modificando e trazendo consigo suas conseqüências. A primeira e mais clara é a diminuição do corte feito pelos dentes da frente passando estes a terem sua maior importância, nos dias atuais, na estética. Mostrado na maioria das pesquisas como sendo os últimos dentes a serem perdidos. Por outro lado os dentes posteriores que são usados para mastigar e triturar os alimentos foram perdendo em parte sua função devido à menor necessidade de mastigar, chegando ao ponto de se entrarmos em um restaurante e a comida estiver “al dente” ou um pouco mais consistente, deixarmos de freqüentar o local acusando-o de ter o alimento duro, não satisfatório ao gosto da maioria.

 

You are here