Arteterapia

Proporcionar a redução de sintomas ansiosos do idoso atendido pelo  P E S foi nossa primeira motivação para iniciar o atendimento em arteterapia na sala de espera da FO, antes do atendimento odontogeriátrico.
É incontestável a função catártica da arte. A Arteterapia é uma terapia que utiliza de linguagens não verbais  para a expressão e elaboração de conflitos, sendo bastante útil seja em atendimentos individuais, seja em grupos.
Na sala de espera do PES realizamos grupo aberto, ou seja, as pessoas vem e vão conforme seu agendamento no Serviço, não havendo compromisso de freqüência semanal, nem de permanência das mesmas pessoas sempre no grupo..
Usamos principalmente a expressão plástica, por sua facilidade de aplicação no nosso ambiente de atendimento. Os idosos são estimulados a participar das atividades. Tecnicas básicas de desenho, pintura, modelagem etc são apresentadas  e cada um as explorará, conforme sua possibilidade. O terapeuta facilitará a aquisição de conhecimento técnico quando necessário, o que lhes  possibilitará a aquisição de conhecimentos novos, criando  a  oportunidade de desenvolver outras habilidades e ainda os auxiliará   na própria satisfação  quanto ao conteúdo expresso.
A observação de cada pessoa pelo terapeuta também visa  o encaminhamento, quando necessário, a atendimento na área de saúde mental, ao se detectar possíveis distúrbios.

Rita Ferreira

You are here