Fisioterapia

Atividade Física

A programação desta atividade dentro do contexto do Programa Envelhecer Sorrindo, tem por objetivo, trazer aos pacientes informações teórico práticas sobre a importância da pratica regular da Atividade Física, no tocante às melhorias das condições de saúde, prevenção e tratamento de doenças, socialização, entretenimento, lazer, além de otimizar o aproveitamento dos horários de espera dos pacientes.
As atividades constam de reunião do grupo, informações gerais, sobre hidratação, vestimenta, calçados, nutrição, nível de esforço, aferição da pressão arterial, freqüência cardíaca, e da programação da atividade física. Para maior segurança é solicitado a cada participante o preenchimento de um questionário, sobre condições gerais de saúde, doenças pré-existentes, e se ou não praticante de atividade física.
A atividade física inicia-se geralmente com uma seção de alongamentos e correção postural, em torno de aproximadamente 10 minutos, seguida da caminhada, que poderá variar de 10 a 30 minutos de acordo com a disponibilidade de tempo e condição física de cada participante.
No transcorrer da atividade são aferidas e anotadas, a freqüência cardíaca, e a distancia percorrida com o intuito de se verificar o nível de esforço, e as mudanças no nível de condicionamento físico de cada participante, concluindo-se com a aferição da freqüência cardíaca imediatamente após o término da atividade, e a pressão arterial após 5 minutos de repouso. Estas atividades são realizadas utilizando-se os espaços dos corredores inter-salas de atendimento, e as cadeiras da sala de espera.

Maria Beatriz Frigerio

 

You are here